Sobre a gBHL e BHL


Global Biodiversity Heritage Library (gBHL)

A Global Biodiversity Heritage Library (gBHL) é uma rede cooperativa internacional de membros autônomos descentralizados que operam programas e projetos para tornar a literatura digitalizada em biodiversidade disponível através do acesso aberto a todos.

Os objetivos do gBHL são:

1. Digitalizar a literatura em biodiversidade tanto legado quanto os recursos financeiros e as leis de direitos autorais permitirem  através dos programas e projetos de seus  membros.

2. Manter repositórios para o armazenamento, preservação e serviços desta literatura digitalizada.

3. Desenvolver serviços para tornar este conteúdo digital ampla e facilmente disponível para uso em projetos de pesquisa da biodiversidade e outros.

Os princípios da gBHL são:

1. Acesso aberto. O conteúdo digital oferecido pelos membros da gBHL está disponível sem custo e podem ser reutilizados por outros projetos e usuários em geral.

2. Colaboração: cada membro gBHL deve ativamente coordenar e convergir suas atividades com outros parceiros BHL para alcançar seus objetivos.

3. Descentralização. Cada gBHL é auto-governado e financiado;

4. Interoperabilidade. Cada membro gBHL irá implantar tecnologias que permitam a partilha de conteúdos e serviços com outros membros gBHL.

5. Transparência. Os processos de gBHL serão transparentes, públicos e claro a todos os membros.

6. O respeito ea solidariedade. O gBHL irá operar dentro dos marcos legais estatutárias dos seus membros.

Integrantes:

BHL

A Biodiversity Heritage Library (BHL) é um consórcio de bibliotecas botânicas e de história natural que cooperam para digitalizar e tornar acessível o legado da literatura de biodiversidade contida em suas coleções e fazer com que a literatura esteja disponível para livre acesso e uso responsável como parte de um universo comum. O consórcio BHL trabalha com a comunidade internacional taxonômica, detentores de direitos, e outras partes interessadas para garantir que esse patrimônio da biodiversidade seja disponibilizado para uma audiência global por meio de princípios de acesso aberto. Em parceria com o Internet Archive e através de esforços de digitalização locais, a BHL já digitalizou alguns milhões de páginas de literatura taxonômica, o que representa dezenas de milhares de títulos e mais de 100.000 volumes.

Comments are closed.