Objetivo

A Rede BHL SciELO tem por objetivo contribuir para a indexação, qualificação, publicação, acesso e interoperabilidade de informação científica em Biodiversidade.

Visa o fortelecimento e a ampliação da publicação e do acesso aberto online à informação científica relevante em assuntos tais como Zoologia e Botânica, Biossegurança e Biotecnologia entre outros.

Opera em três dimensões:

  1. Rede de instituições e indivíduos que participam e contribuem como produtores, intermediários e usuários de informação científica em biodiversidade.
  2. Rede de conteúdos organizados na forma de fontes de informação, que compreendem os produtos, serviços e eventos operados pela rede de instituições e indivíduos.
  3. Rede de ambientes aprendizes e informados, que compreende os contextos institucionais e interinstitucionais, baseados no intercâmbio de ideias, experiências e conhecimento, com vistas a fortalecer a contextualização de informação e conhecimento em biodiversidade.

Seu desenvolvimento e operação tiveram início e está sendo implantado no Brasil por meio de dois projetos complementares.  O Projeto SciELO Biodiversidade que é financiado por um Programa Especial da FAPESP – o BIOTA/FAPESP –  e o Projeto Digitalização e Publicação Online de uma Coleção de Obras Essenciais em Biodiversidade das Bibliotecas Brasileiras pelo Programa Probio II/GEF do Ministério do Meio Ambiente. Esses projetos contam também com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, da SciELO, da Sociedade Brasileira de Zoologia, do Museu de Zoologia da USP e representantes da Rede de Bibliotecas Brasileiras em Biodiversidade.

Comments are closed.